Registro de músicas

Músico! Não se deixe enganar!

Registre suas músicas no lugar certo.

Evite problemas futuros.

 

A OMB não é órgão competente para registro de músicas.

 

                 Conforme explanação sobre REGISTRO AUTORAL (texto abaixo transcrito), as obras que re­cebam de­no­mi­na­ções tais como, “música”, “com­po­sição mu­sical”, “canção” ou qual­quer outro termo que re­fira ao gê­nero mu­sical devem ser regis­tradas na Es­cola de Mú­sica da UFRJ

            A Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma instituição federal de ensino superior que ministra cursos de música desde a musicalização infantil até a pós-graduação. Destina-se ao ensino e à pesquisa, visando principalmente à formação em nível superior, nas atividades de execução, interpretação, criação musical e formação de professores.

            Não é preciso ir ao Rio de Janeiro, visto que a Biblioteca Nacional tem um setor que funciona como Escritório de Direitos Autorais - EDA, que intermedeia o registro ou averbação das obras (das músicas).

            Contudo, a Biblioteca Nacional tem endereços em Capitais, o que torna difícil o acesso presencial, razão pela qual, a prestação do serviço (registro ou averbação) pode ser iniciada via internet e finalizada com o envio do(s) requerimento(s), partitura(s), Xerox de documentos e GRU (Guia de Recolhimento da União) paga, via correio por SEDEX ou carta registrada, para o endereço do Escritório de Direitos Autorais no Rio de Janeiro: 

Rio de Janeiro - RJ (SEDE) 
Escritório de Direitos Autorais 
Rua da Imprensa, 16/12º andar - sala 1205 
Castelo - Rio de Janeiro – CEP: 20030-120 
Tel.  (21) 2220-0039  / 2262-0017 - Fax. (21) 2240-9179

 

Atenção! Se você tem fácil acesso a Cidade de São Paulo, poderá fazer o requerimento de forma presencial, no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, no endereço:

Alameda Nothmann, 1058

Campos Elíseos - São Paulo, CEP: 01216-001

Horário de atendimento de 10h00min as 16h00min.

Tel:  (11) 3825-5249      

Imagem: freepeck